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sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Para onde caminha a Gol?


A Gol esta comecando a divulgar indices de desempenho que confirmam a estrategia adotada, mas que escondem nas entrelinhas informacoes distantes de ser boas, preocupa quando uma empresa faz isso, me parece que teremos outro prejuizo a frent...e, acho que ganhamos mais um adepto do fato relevante.

1. Aumentar a receita por passageiro kilometro (PRASK) eh normal quando se aumenta precos e ao mesmo tempo se troca o short e mid range pelo long range, mas este indice nao demonstra caixa e sim aumento medio de tarifa pela alteracao de perfil de operacao. Dizer que o PRASK aumentou nao diz nada, apenas confirma este fato. Um indice para reafirmar, seja internamente seja para o mercado que a estrategia esta certa, mesmo que o bottom line nao confirme isso, mas pra que lucro nao eh????

2. O YELD tambem nao fala muito, apenas diz que os passageiros (poucos ou muitos) que estao dispostos a voar estao pagando em media mais do que pagavam antes e voltamos ao item 1.

3. A queda do RPK (venda passageiro kilometro) eh um indice importante e sofreu uma queda abissal, mostra que as aeronaves perderam receita total de maneira fora do normal, ou seja a mesma aeronave fatura menos por voo e isso afeta caixa diretamente, mais voos com prejuizo, menos caixa e prejuizo logo ali na esquina.

4. Ja falei antes e vou repetir, nao existe na historia moderna da aviacao uma empresa que tenha sobrevivido por muito tempo com taxas de ocupacao menores que 75%, a da Gol (66,9%) teima em se manter abaixo deste patamar ha muitos trimestres consecutivos.

5. Quando se analisa este indice (taxa de ocupacao) costumo olhar dois aspectos, o primeiro eh sobre atratividade do negocio que ofereco, preco, qualidade do servico, posicionamento do servico no mercado e outros fatores perceptiveis pelo meu publico-alvo. Acho que aqui existe um equivoco e nao sei se a Gol ja enxergou isso infelizmente, abandonou o DNA da empresa(quando ela era extremamente rentavel e esta atras de uma identidade nova), isto aconteceu em 2009 e ateh hoje estah nesta transicao. Coincidencia ou nao desde esta epoca seus resultados diminuiram. O segundo eh minha operacao, nao vou me estender aqui porque eh uma conversa eminentemente tecnica, mas para encurtar um papo longo, passa pelo modelo de operacao, destinos (quantidade e qualidade deles), frequencias e equipamentos.

6. E para concluir me assustou a ultima frase do texto da material (fato relevante informal) “A Gol afirmou que manteve sua estratégia de aprimorar cada vez mais a atratividade do produto para os passageiros que apresentam um perfil diferenciado pela frequência e padrão de consumo”. Mostra uma guinada importante no modeli de negocio da Gol, este nao eh o DNA da empresa, nunca foi, parece mais a zona de conforto do presidente e se nao for um erro de percepcao que tive no entendimento da mensagem, eh uma guinada drastica demais para ser feita sem um planejamento que reve tudo em sua operacao por uma empresa que tinha como foco proporcionar a primeira experiencia de aviacao para o cliente e ser uma companhia low cost. Tentar por os pes nas duas canoas eh arriscado, pode dar certo, mas eh muito arriscado, seria mais facil usar outra marca, o que tentaram fazer e nao conseguiram quando compraram a Varig.


http://oglobo.globo.com/economia/gol-tem-queda-de-122-na-demanda-em-agosto-9945090

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